Proposta Pedagógica

Educação Infantil

A Educação Infantil é oferecida às crianças na faixa etária de dois a seis anos de idade e tem por finalidade iniciá-las na ambientação física, social e escolar, aperfeiçoando seu desenvolvimento biopsicossocial e preparando-as para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, com duração de 9 anos de escolaridade conforme Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, com alteração introduzida pelas Leis nº 11.114/05 e 11274/96, que estabelece a idade de 6 anos para ingresso no Ensino Fundamental, são atendidas crianças e pré-adolescentes, variando em conteúdo e método segundo as fases de desenvolvimento dos alunos, tendo por objetivo proporcionar-lhes uma formação fundamental básica, com ênfase no desenvolvimento de inteligência crítica, de habilidades, de tomada de decisão e de resolução de problemas, e despertando-lhes a noção de suas responsabilidades como cidadão e a vocação para o trabalho.

Ensino Médio

O Ensino Médio destina-se à formação integral do adolescente, tendo por objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos e habilidades já adquiridos, aprimorar o indivíduo como ser humano e como cidadão e possibilitar o prosseguimento dos estudos.

Educação Especial

Entende-se por educação inclusiva a modalidade de educação escolar oferecida nas classes regulares de ensino para educandos portadores de necessidades especiais. O atendimento educacional será feito em classes especializadas, sempre que não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

Educação Profissional

A Educação Profissional destina-se aos egressos da Educação Básica, à comunidade ou àqueles que estão cursando o nível Fundamental ou o nível Médio, conforme o caso tendo em vista desenvolver suas aptidões para a vida produtiva.

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos tem por finalidade suprir a escolarização básica regular para jovens e adultos que não tenham freqüentado cursos regulares ou que não tenham concluído seus estudos na idade própria.

De acordo com a necessidade da clientela, a Educação de Jovens e Adultos pode funcionar nos horários diurnos ou noturnos, com metodologias alternativas.

Estrutura do CApDHC

• São Gonçalo
  • Niterói

São Gonçalo

• Endereço: Rua Lambari, nº 10 - Trindade
  • Telefone: 2138-3481

Piratininga

• Endereço: Rua Ary Gomes, nº 79 - Piratininga
  • Telefones: 2608-6616
®Todos os direitos reservados.
Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara