História de Sucesso

CApDHC UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Criado em 12 de outubro de 1959 o Colégio  Dom Hélder Câmara pelos professores Joaquim de Oliveira e Marlene Salgado de Oliveira, ainda guardam na memória aquela data histórica em que receberam na sala improvisada da casa da Profª Marlene os trinta e três primeiros alunos.

Em 12 de outubro de 1965 é criado o Ginasial ampliando-se desta forma a oportunidade de ter um ensino de qualidade no nosso município.

O segundo grau começaria a partir de 1969 com a criação do Curso Normal e fechando-se, assim, o ciclo de estudos do Colégio.

Mas o sonho do casal era maior, muito maior. Os professores Joaquim e Marlene queriam presentear São Gonçalo com sua primeira instituição de nível superior e, para isso, criaram no dia 30 de maio de 1970 a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, ASOEC, entidade que viria a ser a mantenedora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo, com os cursos de Pedagogia e Letras.

Em 1991, no município de Niterói, mas precisamente no bairro de Piratininga, surge a primeira filial do Colégio Dom Hélder Câmara, que ao longo dos anos, com primazia e uma equipe de qualidade, vem atuando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Em 1993, deixa para trás a denominação de Faculdades Integradas de São Gonçalo e adquire o status de Universidade concluindo com brilhantismo e competência o processo de dois anos de acompanhamento pelo Ministério da Educação. Com isso o Colégio Dom Hélder Câmara passa a ser Colégio de Aplicação da Universidade. Hoje, como Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, com infraestrutura, agrega o que há de mais moderno em tecnologia educacional e seu corpo docente prima pela excelência acadêmica.

Com ensino de qualidade, Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental, sendo ainda no CApDHC de São Gonçalo, com o Ensino Médio, Educação Profissional em: Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática, e ainda, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

1959 – 2019

Dom_Helder_1

1959 – 2019

Na condição de Escolas Associadas à UNESCO, que tem como filosofia a “cultura de paz”, a instituição em permanente sintonia com o contexto social no qual está inserida, desenvolve na comunidade atividades que oportunizam aos seus alunos o desenvolvimento do espírito de solidariedade.

Estrutura do CApDHC

• São Gonçalo
  • Niterói

São Gonçalo

• Endereço: Rua Lambari, nº 10 - Trindade
  • Telefone: 2138-3481

Piratininga

• Endereço: Rua Ary Gomes, nº 79 - Piratininga
  • Telefones: 2608-6616
®Todos os direitos reservados.
Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara