História de Sucesso

CApDHC UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Dom_Helder_1Criado em 12 de outubro de 1959 o Colégio  Dom Hélder Câmara pelos professores Joaquim de Oliveira e Marlene Salgado de Oliveira, ainda guardam na memória aquela data histórica em que receberam na sala improvisada da casa da Profª Marlene os trinta e três primeiros alunos.

Em 12 de outubro de 1965 é criado o Ginasial ampliando-se desta forma a oportunidade de ter um ensino de qualidade no nosso município.

O segundo grau começaria a partir de 1969 com a criação do Curso Normal e fechando-se, assim, o ciclo de estudos do Colégio.

Mas o sonho do casal era maior, muito maior. Os professores Joaquim e Marlene queriam presentear São Gonçalo com sua primeira instituição de nível superior e, para isso, criaram no dia 30 de maio de 1970 a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, ASOEC, entidade que viria a ser a mantenedora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo, com os cursos de Pedagogia e Letras.

Em 1991, no município de Niterói, mas precisamente no bairro de Piratininga, surge a primeira filial do Colégio Dom Hélder Câmara, que ao longo dos anos, com primazia e uma equipe de qualidade, vem atuando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Em 1993, deixa para trás a denominação de Faculdades Integradas de São Gonçalo e adquire o status de Universidade concluindo com brilhantismo e competência o processo de dois anos de acompanhamento pelo Ministério da Educação. Com isso o Colégio Dom Hélder Câmara passa a ser Colégio de Aplicação da Universidade. Hoje, como Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, com infraestrutura, agrega o que há de mais moderno em tecnologia educacional e seu corpo docente prima pela excelência acadêmica.

Dom-Helder-2Com ensino de qualidade, Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental, sendo ainda no CApDHC de São Gonçalo, com o Ensino Médio, Educação Profissional em: Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática, e ainda, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Na condição de Escolas Associadas à UNESCO, que tem como filosofia a “cultura de paz”, a instituição em permanente sintonia com o contexto social no qual está inserida, desenvolve na comunidade atividades que oportunizam aos seus alunos o desenvolvimento do espírito de solidariedade.

Estrutura do CApDHC

• São Gonçalo
  • Niterói

São Gonçalo

• Endereço: Rua Lambari, nº 10 - Trindade
  • Telefone: 2138-3481

Piratininga

• Endereço: Rua Ary Gomes, nº 79 - Piratininga
  • Telefones: 2608-6616
®Todos os direitos reservados.
Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara