História de Sucesso

Histórico

Doze de outubro de 1959, ou seja, há sessenta e três anos , os professores Joaquim de Oliveira e Marlene Salgado de Oliveira decidiram criar no bairro da Santíssima Trindade um colégio que começou com trinta e três alunos.

Em 1965 criaram o curso Ginasial e a partir de 1969, implantam o 2º grau, com o curso normal.
O sonho do casal, no entanto, era muito maior do que já haviam realizado. O município de São Gonçalo, apesar de sua importância econômica no contexto da região, não possuía uma única instituição de ensino superior. Iniciaram, então, uma intensa luta pela criação de cursos superiores e, para isso foi criada, em maio de 1970 a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura – ASOEC, entidade mantenedora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo, com os cursos de Pedagogia e Letras.

Finalmente, em 1993, pela excelência de seu trabalho, pela quantidade de cursos em todas as áreas do saber, a Faculdade adquire o status de Universidade, passando a denominar-se Universidade Salgado de Oliveira de Educação e Cultura.

Como campo de estágio para alunos dos diversos cursos da Universidade, o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, uma das mais tradicionais instituições de ensino do município, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Seus alunos participam ativamente das mais relevantes atividades como, por exemplo:

– Olimpíada Brasileira de Matemática;
– Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em que conquistaram medalha de ouro;
– Concurso Internacional de Redação, patrocinado pela UNESCO;
– Destaques no exame nacional do Ensino Médio (ENEM).

No desporto está sempre entre as melhores posições sendo invejável o número de medalhas e troféus até agora conquistados.

O Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara associado à UNESCO está no município de São Gonçalo e Niterói e a Universidade extrapolou, hoje nas seguintes localidades:

1- Estado do Rio de Janeiro – Universidade Salgado de Oliveira com Campus em:
– Niterói
– São Gonçalo
– Campos dos Goytacazes

2- Goiás
– Centro Universitário Universo Goiânia

3- Pernambuco
– Centro Universitário Universo Recife

4- Minas Gerais
– Centro Universitário Universo Juiz de Fora
– Centro Universitário Belo Horizonte
– Centro Universitário Triângulo

5- Bahia
– Centro Universitário Universo Salvador

Além destes campos, a Universo se expande pelo Brasil através dos seus polos de Ensino a distância.

Os professores Joaquim de Oliveira e Marlene Salgado do Oliveira tinham profundo orgulho da Obra Educacional que criaram e que hoje já conta com a valorosa ajuda de seus filhos, noras e netos, e uma comunidade acadêmica e de técnicos administrativos que não medem esforços para uma educação de excelência.

Wellington, Jefferson e Wallace são hoje os braços fortes que guiam os destinos de todo este complexo Educacional que nasceu Gonçalense e, com muito orgulho, permanece Gonçalense.

Na condição de Escolas Associadas à UNESCO, que tem como filosofia a “cultura de paz”, a instituição em permanente sintonia com o contexto social no qual está inserida, desenvolve na comunidade atividades que oportunizam aos seus alunos o desenvolvimento do espírito de solidariedade.

Estrutura do CApDHC

• São Gonçalo
  • Niterói

São Gonçalo

• Endereço: Rua Lambari, nº 10 - Trindade
  • Telefone: 2138-3481

Piratininga

• Endereço: Rua Ary Gomes, nº 79 - Piratininga
  • Telefones: 2608-6616
®Todos os direitos reservados.
Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara