Bem-vindo ao portal do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara Bem-vindo ao CApDHC
Piratininga São Gonçalo

Proposta Pedagógica

Educação Infantil

O que é a Educação Infantil no nosso Colégio?

A Educação Infantil atende crianças de 2 anos (campus de Niterói) e 4 anos (campus de São Gonçalo) até 6 anos de idade.

Qual é o objetivo?

Essa etapa tem três grandes propósitos:

  • Ambientação: Ajudar a criança a conhecer e se familiarizar com o espaço físico da escola, com os colegas e com a rotina escolar
  • Desenvolvimento integral: Estimular o crescimento biopsicossocial da criança — ou seja, seu desenvolvimento físico (bio)emocional e cognitivo (psico) e social, de forma integrada
  • Preparação: Preparar a criança para ingressar com segurança e autonomia no 1º ano do Ensino Fundamental

Ensino Fundamental das Séries Iniciais & Séries Finais

O que é o Ensino Fundamental?

O Ensino Fundamental tem duração de 9 anos e atende crianças e pré-adolescentes a partir dos 6 anos de idade. Essa regra é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, atualizada pelas Leis nº 11.114/05 e nº 11.274/06.

Quem é atendido?

  • Crianças nas séries iniciais (1º ao 5º ano)
  • Pré-adolescentes nas séries finais (6º ao 9º ano)
Os conteúdos e métodos de ensino variam de acordo com cada fase de desenvolvimento dos alunos.

Quais são os objetivos?

Essa etapa busca proporcionar uma formação básica sólida, com foco em:

  • Pensamento crítico — estimular a capacidade de analisar e questionar
  • Habilidades práticas — desenvolver competências aplicáveis no dia a dia
  • Tomada de decisão e resolução de problemas — preparar o aluno para enfrentar desafios com autonomia
  • Cidadania — despertar a consciência sobre direitos, deveres e responsabilidades sociais
  • Vocação para o trabalho — introduzir a reflexão sobre o mundo profissional e o papel do indivíduo na sociedade

Ensino Médio

O que é o Ensino Médio?

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e tem como foco a formação integral do adolescente — considerando não apenas o aspecto acadêmico, mas também o humano e o social.

Quais são os objetivos?

Essa etapa tem três grandes propósitos:

  • Aprofundar o conhecimento — ampliar e consolidar os conteúdos e habilidades desenvolvidos ao longo do Ensino Fundamental
  • Formar o ser humano e o cidadão — aprimorar valores, senso crítico, ética e consciência sobre o papel do indivíduo na sociedade
  • Abrir caminhos — preparar o aluno tanto para o prosseguimento dos estudos (como o ingresso no Ensino Superior) quanto para o mundo do trabalho

Educação de Jovens e Adultos — EJA

O que é a Educação Profissional?

A Educação Profissional é uma modalidade de ensino voltada ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva — ou seja, preparar o indivíduo para atuar com competência no mundo do trabalho.

Quem pode ser atendido?

Essa modalidade atende diferentes perfis de estudantes:

  • Egressos da Educação Básica — quem já concluiu o Ensino Fundamental ou Médio
  • Estudantes do Ensino Fundamental ou Médio — que cursam essas etapas simultaneamente, conforme o caso
  • Comunidade em geral — pessoas que buscam qualificação profissional independentemente da trajetória escolar

Qual é o objetivo?

Desenvolver as aptidões técnicas e humanas dos alunos, preparando-os para ingressar ou se requalificar no mercado de trabalho de forma produtiva e consciente.

Educação Especial e Inclusão

O que é a Educação Especial?

A Educação Especial é uma modalidade da educação escolar voltada ao atendimento de estudantes que possuem necessidades específicas de aprendizagem, garantindo-lhes participação plena e igualitária na sociedade.

Quem é atendido?

São atendidos educandos com impedimentos de longo prazo, que podem ser de natureza:

  • Física — limitações motoras ou corporais
  • Intelectual — dificuldades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo
  • Mental — incluindo o TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), como o autismo, e também alunos com altas habilidades/superdotação
  • Sensorial — comprometimentos visuais ou auditivos

Por que essa modalidade é necessária?

Esses impedimentos, quando combinados com barreiras físicas, sociais ou pedagógicas, podem dificultar ou até impedir a participação plena do estudante na sociedade em igualdade de condições com os demais. A Educação Especial e Inclusiva existe justamente para remover essas barreiras e garantir o direito à educação de todos.